.

Vice-Prefeito de Bacurituba participa da captura de peixe com características de espécime mero, ameaçado de extinção no Brasil



O vice-prefeito de Bacurituba (MA), Genivaldo de Jesus (PL),  divulgou vídeos e fotos, em aplicativos de conversa, na última semana, onde aparece ao lado de pescadores em uma captura, que segundo ele, se trata  de espécime de mero (Epinephelus Itajara)peixe listado entre as espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção na categoria CR - Criticamente em Perigo. 

 Conforme Portaria MMA 445, de 17 de dezembro de 2014, o Mero é uma espécie de peixe da fauna brasileira ameaçada de extinção, estando proibida a sua captura, armazenamento, transporte e comercialização de exemplares dessa categoria em águas jurisdicionais brasileiras até o ano de 2023 - conforme Portaria Interministerial MPA/MMA nº 13, de 02 de outubro de 2015. 

Em grupos abertos de redes sociais, Irmão Genivaldo, como é conhecido o vice-prefeito, aparece em vídeos ao lado de parentes e apoiadores, que  detalham a pescaria e o tamanho do peixe. 

"Vamos mostrar aqui a preciosidade que a gente agarrou, olha a preciosidade desta garoupa. Aqui é pescador diferenciado, pescador diferenciado só pega peixe grande" afirma um deles. 

Em outro vídeo  03 o vice-prefeito e outro homem dão detalhes: "Quase 02 metros e mais de 100kg. Só pescador abençoado", finalizam. 

A divulgação das imagens  dividiu a opinião dos internautas. Alguns deles sinalizaram a proibição da pesca, caso haja confirmação de que se trate da espécime do mero. 

Em redes oficiais o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)  divulga operações realizadas para coibir e punir captura de espécies ameaçadas de extinção e destaca que  as denúncias   são importantes ferramentas de participação da sociedade na defesa da flora e fauna silvestre. Para colaborar, o cidadão pode  procurar uma das unidades do Ibama ou entrar em contato pelo Linha Verde: Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR) e 0800 061 8080 (com ligação gratuita). 


Até o fechamento desta matéria não foi possível contato com o vice-prefeito ou a prefeitura de Bacurituba. O espaço está aberto para resposta sobre o fato acima mencionado. 

Foto reprodução - Redes Sociais


Foto reprodução - Redes Sociais 


Nenhum comentário:

Postar um comentário