.

LOCKDOWN – Escolas paradas, circulação reduzida, supermercados e farmácias abertos. Entenda como vai funcionar o fechamento total da grande ilha de São Luís:

Por Andressa Miranda: 


Em entrevista coletiva, nesta sexta-feira (01), o governador do Maranhão, Flavio Dino, destacou os detalhes das medidas para o novo decreto, que será editado no domingo, com base na decisão judicial do juiz Douglas Melo, da vara de interesses difusos e coletivos. 
Foto reprodução 
    

Vamos lá, didaticamente o que foi o que ele disse: 

01 - Validade do lockdown – Fechamento total – Dez dias a partir de 05/05/2020 

“Por dez dias este regime jurídico estará valendo apenas na ilha de São Luís. Espero que não seja necessário expandir para outros municípios.”

02 - Não corram para supermercado, este é o serviço essencial que não entra no lockdown:  

 “Não há necessidade alguma de corrida para compra de alimentos. Os alimentos todos estarão abertos. Assistimos uma corrida com base em fake news. Não há razão nenhuma para acreditar em grupo de watts app mais do que na palavra do governo e do judiciário.”

03 -  Corrida ao supermercado gera exatamente o que todos devem evitar: AGLOMERAÇÃO:  

“Não se aglomerem sem nenhuma racionalidade e necessidade em supermercados e feiras. Eles continuarão abertos.”

04 -   Feiras e mercados ficarão abertos, mas passarão por fiscalização assim como os demais: 
“Regras de controle de feiras e mercados. Que também continuarão para venda de alimentos. Com restrições e regras que serão fiscalizadas.” 

05 -  Bancos serão multados por promover aglomerações, o governador classificou como vergonhosa a atitude dos bancos e maneira que tem conduzido seus negócios durante a pandemia. 
"Não é possível que os bancos tenham menos responsabilidade do que uma casa noturna, uma boate. Enviei seguidos ofícios ao banco central, alertando quanto a necessidade de melhor organização do pagamento de renda básica".
 
06 -  A pessoa terá que comprovar  porque está saindo de casa para comprar alimento ou medicamentos?  
“A definição é que haverão barreiras nas principais avenidas na cidade e vamos debater hoje e amanhã, como isto será feito.” 

Medidas de contenção:
07 - Restrição de estacionamentos 
- Entrada e saída da capital fechadas, só passam: ambulâncias,  veículos de carga e viaturas
- Inspeção em retornos, avenidas, entroncamentos – ou seja, lugares estratégicos.  
- Multas por descumprimento 

08 - Restrição de atividades industriais, ou seja, obras por exemplo 
“Tudo será feito para que haja diminuição da circulação de pessoas.”

09 -  Combate a fake News: 
“Pessoas pegam fotos de outros estados e dizem que é no Maranhão, pegam fotos de paciente de outro momento ou outra enfermidade e é fake News, precisamos combater isso juntos.” 

10 -  Possibilidade de  LOCKDOWN na região Tocantina? 

“A cidade de Imperatriz tem um prefeito, promotores e o judiciário, neste momento não há decisão de medida similar a que a justiça determinou na ilha de São Luis.”

Bom, pessoal, este é o resumo da coletiva, de forma que todos possam compreender, compartilhar e praticar. E lembrem-se: Já há, comprovadamente a sobrecarga no sistema público e privado. Fiquem em casa, se alimentem de fontes confiáveis, tenham fé na mudança, façam sua parte!

 Abraços, Andressa Miranda – Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário